Itens filtrados por data: janeiro 2019

quarta-feira, 30 janeiro 2019 21:31

Água (Projeto Eco-Escolas)

Na nossa escola procuramos em todas as ações adotar atitudes amigas do ambiente. Nos dias de chuva é vulgar as(os) Assistentes Operacionais aproveitarem à água da chuva para ser usada nas tarefas de limpeza. 
A cada momento tudo se transforma na nossa Horta Biológica, nada fica igual. As favas e as ervilhas que se observam foram semeadas pelos nossos alunos, em outubro e novembro, numa atividade enquadrada com os Projetos Flexibilidade e Articulação Curricular e Eco-Escolas. Sabe muito melhor aprender em contexto real.
Encontra-se, em anexo, a ementa do mês de fevereiro de 2019 para os alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. 
Encontra-se, em anexo, a ementa do mês de janeiro de 2019 para os alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. 
terça-feira, 29 janeiro 2019 01:07

Toners (Projeto Flexibilidade Curricular)

Ganhar o galardão Eco-Escolas no ano letivo de 2017/2018 conferiu-nos uma responsabilidade acrescida para melhorar o Planeta. No dia 24 de janeiro de dois mil e dezanove foram reencaminhados tinteiros para a reciclagem: 2 grandes, 7 médios e 18 pequenos. 
quinta-feira, 24 janeiro 2019 13:50

Reutilização de manuais escolares

Encontra-se em anexo o balanço efetuado face à reutilização dos manuais escolares no ano letivo 2018/2019. Este documento foi apresentado pela sra. Diretora, numa reunião organizada pela DGE com os diretores, no Bombarral.
Na semana de 10 a 14 de dezembro decorreram as atividades programadas e realizadas ao longo do 1º período pelas turmas do 7º ano, inseridas no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, cujo tema foi “Um olhar sobre mim, os outros e o mundo”, trabalhado a partir da obra O Cavaleiro da Dinamarca de Sophia de Mello Breyner Andresen. Nesta semana os alunos puderam assistir à peça de teatro O Cavaleiro da Dinamarca, nos Recreios da Amadora; realizaram uma visita de estudo ao Museu de Arqueologia; participaram num peddy-paper, tendo como base a obra referida e assistiram no auditório a duas matinés de cinema. Durante toda esta semana decorreu uma exposição na sala do aluno com todas as produções dos alunos nas diferentes disciplinas. Foi visível o trabalho, empenho e entusiasmo de professores e alunos na elaboração e execução de todos as atividades e também a satisfação de alunos e pais ao visitarem a exposição.
quarta-feira, 09 janeiro 2019 13:32

Cantar as Janeiras

Após estudar algumas tradições portuguesas, os alunos do 4 D, da EB1 Aprigio Gomes, manifestaram interesse em continuar a manter algumas delas. As Janeiras são uma tradição em Portugal que consistem no cantar de músicas pelas ruas, por grupos de pessoas, anunciando o nascimento de Jesus e desejando a todos um feliz ano novo.Apesar de dia 6 de janeiro ter sido a um domingo, os alunos não quiseram deixar de comemorar as Janeiras pelo que no dia 7 de janeiro se deslocaram a várias salas locais da escola e à escola sede do agrupamento. Com o som da palavra e o ritmo dos instrumentos desejaram deste modo a todos, com bastante entusiasmo, um fabuloso ano de 2019.
terça-feira, 08 janeiro 2019 20:32

Cabazes de Natal ( Projeto Flexibilidade Curricular)

No mês de dezembro de 2018 foi dinamizada a “Campanha de Solidariedade: Uma Turma, Um Cabaz de Natal”, no âmbito do Projeto de Flexibilidade Curricular. Com o empenho e dedicação de uma equipa fantástica e a solidariedade da Comunidade Educativa (professores, alunos, encarregados de educação, ...), foram constituídos 27 cabazes alimentares que foram distribuídos por alunos de famílias carenciadas. Despertar e fomentar Valores como a Solidariedade e a Partilha num meio escolar também é EDUCAR. Todos juntos somos melhores.