Itens filtrados por data: maio 2018
Trabalho realizado pelas alunas Marta e Ariana, do 7.º A, para participar no "Concurso Nacional Eco-Código que pretende estimular a participação e a criatividade dos jovens envolvidos no Programa Eco-Escolas através da produção de um trabalho de comunicação: o poster." "O Eco-Código corresponde a um dos elementos do programa: o 7º passo da metodologia proposta. Pretende-se "identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na região." O Eco-Código visa "expressar uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo assim o código de conduta ambiental da escola. 
terça, 29 maio 2018 22:41

Amadora Educa (Ludoteca)

"O AmadoraEduca é uma iniciativa anual que promove a troca de experiências, a partilha de conhecimentos e saberes, com vista ao estabelecimento de redes de comunicação e de trabalho integrado entre as várias escolas do Município e, sobretudo, entre os diferentes graus de ensino". No que diz respeito ao Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes, o mote é sustentado pelo "Ser a valer na escola", focado na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e em consonância com as ferramentas que a nossa escola disponibiliza para o sucesso académico dos alunos visando o respetivo perfil.  
quinta, 24 maio 2018 17:40

Horta Biológica (Projeto Eco-escolas)

Desenvolvimento das culturas agrícolas instaladas na horta.
No passado dia 8 de maio nos Recreios da Amadora subiram ao palco os alunos do 4º A da EB1/JI da Mina para apresentar a peça "Era uma vez na Península."  A professora Isabel Soares, afirmou que este trabalho foi extremamente importante no progresso afetivo, social intelectual e de formação da autoestima das crianças,na dimensão em que lhes transmitiu a capacidade de interpretar o mundo, de aperfeiçoar o seu carácter e afirmar a sua própria identidade. Nesta atividade, os alunos fortaleceram o gosto pela história de Portugal, o espírito crítico em relação ao teatro e aos elementos que o constituem. Projetou também que fossem desenvolvidos sentimentos coletivos e de autocontrol, disciplina de movimentos do corpo, gestos e atitudes, que contribuíram para uma harmonia corporal, dando possibilidade às crianças de aumentar as suas propostas e os seus projetos. A turma escreveu a peça e obteve um excelente resultado. A sala estava lotada com todas as turmas do 1º ciclo da EB1 da Mina,  pais, familiares e amigos.
terça, 15 maio 2018 10:40

Dia da Mãe (EMRC)

Elaboração de um postal para comemorar o dia da mãe, na disciplina de EMRC.
segunda, 14 maio 2018 22:01

Poesia do Dia da Mãe

Durante este mês de maio, encontra-se exposto na biblioteca da Junta de Freguesia da Mina um poema do 3.º C da Aprígio Gomes (Professora Helena Monteiro). Espera-se, assim, que todas as Mães da freguesia possam ler e admirar este encantador e belo poema. Segundo a Junta de Freguesia "Estamos confiantes que os nossos pequenos poetas hoje serão grandes poetas amanhã, um bem haja à vossa iniciativa e podem contar sempre com o nosso apoio."
Johnson Semedo esteve, no dia 10 de maio, na escola Cardoso Lopes onde falou com alunos dos 7º, 8º e 9ºs anos. Foi um evento integrado no projeto "Escolhe Viver" patrocinado pelos laboratórios abbvie. Autor do livro "Estou Tranquilo". Johnson conta a história da sua vida a qual é um exemplo de mudança. Conseguiu deixar uma vida preenchida pela droga e por ações reprováveis para ser um cidadão integrado e participativo, tendo agora como objetivo ajudar a melhorar a vidas dos outros. Nesta sessão conseguiu conquistar a admiração de todos o que o ouviram. Obrigada, Johnson Semedo!
Desde o início do século XXI, Abril é assinalado como o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância em muitos países. Neste sentido, foi desenvolvida uma atividade com todos os alunos do 5.º ano de escolaridade, em parceria com a Ludoteca, com o intuito de os sensibilizar e alertar para esta problemática.      
Resultado da recolha de papel/cartão da cantina, das salas de aula, da secretaria, da Direção, da sala dos professores e da sala dos Diretores de Turma, no âmbito do "Concurso Papel/cartão no azulão".
A atividade "Plantações na Escola", constante do programa Educação Ambiental da Câmara Municipal da Amadora e dinamizada pelos serviços municipais de Espaços Verdes, consistiu na instalação de espécies arbóreas e arbustivas na Horta Biológica da Escola. Com esta ação pretendeu-se comemorar o dia Eco-escolas no nosso estabelecimento de ensino.      
Pág. 1 de 2