Itens filtrados por data: outubro 2018
Aproveitamento de folhas velhas de couves-tronchas para alimentar as minhocas que se encontram num vermicompostor na escola, cujo objetivo, para além do tratamento dos resíduos orgânicos, é produzir um fertilizante e corretivo orgânico para ser aplicado na Horta Biológica da Escola. Atividade desenvolvida por Professores e Assitente Operacionais.            
A turma do 6ºE, deslocou-se no Dia Mundial da Alimentação à EB1/JI Aprígio Gomes a fim de realizar uma atividade com os alunos do ensino pré-escolar no âmbito do Projeto de Flexibilidade e Autonomia Curricular.
terça, 30 outubro 2018 21:20

Toners e Tinteiros (Projeto Eco-Escolas)

Recolha dos primeiros 19 toners/tinteiros, na escola, para serem encaminhados de modo a serem reutilizados/reciclados. 
Nos dia 24 e 25 de outubro, as turmas do 1.º C, 1.º D, 1.º E, 1.º F e 5.º C, foram à Horta Biológica para semear favas, atividade enquadrada na comemoração do Dia Mundial da alimentação e desenvolvida em sintonia com os projetos Flexibilidade Curricular e Eco-Escolas. Nesta atividade foram trabalhados conteúdos curriculares relacionados com a formação de solos, agricultura biológica, fertilização biológica, processo de semear, adequações do solo de acordo com o produto hortícola a instalar, valor nutricional das favas e a sua utilidade em termos alimentar, e números naturais.
quinta, 25 outubro 2018 00:06

Palestra sobre alimentação saudável

No dia 17 de outubro de 2018, as turmas do 6º ano deslocaram-se ao Auditório, para assistirem a uma palestra sobre alimentação saudável, a qual foi dada pela Dra. Filipa Rodrigues da DECO-Jovem. Vimos três vídeos sobre o consumo excessivo de açúcar (glícidos), de sal e de gorduras (lípidos) e mostrou-nos a quantidade desses nutrientes presentes em vários alimentos. Explicou-nos também a quantidade de açúcar e de sal que um adulto e uma criança devem consumir, diariamente. Aprendemos a escolher melhor os alimentos, pois devemos olhar sempre para os rótulos antes de os comprar.   Achámos muito interessante e no final recebemos um marcador de livros. Texto coletivo elaborado pelos alunos do 6º A
No dia 5 de novembro será realizado em Portugal o exercício público de prevenção do risco sísmico A TERRA TREME, às 11 horas e 5 minutos, com a duração de 1 minuto. A TERRA TREME é um exercício que pretende alertar e sensibilizar a população para agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Durante um minuto, a população deverá praticar os 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo - Baixar, Proteger e Aguardar. Esta atividade incluída na área da Educação para a Cidadania tem ainda como finalidade desenvolver e reforçar uma cultura de segurança, promovendo uma cidadania ativa e participativa desde cedo nas crianças e jovens dos vários níveis de educação e ensino. sítio A TERRA TREME (http://www.aterratreme.pt)  
Encontra-se, em anexo, a ementa do mês de novembro de 2018 para os alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. 
No contexto do Dia Mundial da Alimentação e em linha com o Projetos Flexibilidade Curricular e Eco-Escolas, entre os dias 15 e 19 de outubro os alunos dos 1.º e 5.º ano deslocar-se-ão à Horta da escola plantar favas de acordo com as regras da agricultura biológica. Com esta atividade foram articulados conteúdos de Ciências Naturais, Educação Física e Matemática dos 5.º e 6.º anos de escolaridade relacionados, respetivamente, com os solos, com a alimentação, atividades física e comprimentos e números naturais.
Os alunos do 3º D, da EB1/JI/Creche Aprígio Gomes, comemoraram o Dia Nacional da Água, a 1 de outubro. Com a ajuda dos pais, realizaram umas belas gotinhas que, para além de decorarem a escola, vão-nos lembrar que devemos poupar água.
No sentido de comemorar O Dia Mundial da Alimentação, no dia 16 de outubro foram expostos trabalhos realizados pelos alunos e distribuída fruta pelos mesmos. Esta iniciativa resultou de um DAC (Domínio de Articulação Curricular) estruturado no âmbito do Projeto Flexibilidade Curricular, no qual foram envolvidos os alunos quintos, sextos e sétimos anos de escolaridade.  
Pág. 1 de 2