sexta, 14 dezembro 2018 18:57
No dia 13 de dezembro de 2018, o Auditório da nossa escola acolheu seis turmas de jovens espectadores que foram brindados, pela " Casa do Teatro", com dois espetáculos de perder o fôlego ( atendendo que foram preparados em apenas 8 sessões). Sobre a primeira peça " Portugueses Extraordinários"...a ideia partiu da professora Ermelinda, amante da História e eterna deslumbrada com os portugueses extraordinários que nos precederam e que nos nossos quotidianos “ignoramos”, não valorizando a herança peculiar e extraordinária que temos a obrigação de divulgar e de transmitir às gerações vindouras. Partindo de um leque de personalidades possíveis, os nossos alunos do Teatro selecionaram:  a Rainha Dona Leonor de Lencastre, fundadora das Misericórdias;  a rainha Dona Catarina de Bragança , esposa do rei  Carlos II de Inglaterra; o padre António Vieira e a mais recente, Amália Rodrigues. A professora Ermelinda  foi a dramaturga...e em palco, os quatros deram-se a conhecer... A segunda, que trouxe ao palco corajosos e brilhantes aprendizes de 10 anos, foi inspirada na obra de Sophia de Mello Beyner Andresen, " A Fada Oriana" , do Plano Nacional de Leitura. Esta obra foi adaptada pela professora Filomena tornando-se uma fábula pedagógica, abordando de modo lúdico as sensíveis e prementes questões ambientais. Foi um lindo presente de Natal, uma dádiva feita de esforço,  talento e partilha.  Para todos vós, Votos de um Santo e sereno Natal.  As professoras Filomena e Ermelinda e a monitora Márcia Lima
quinta, 13 dezembro 2018 22:39
Diagnosticado com paralisia cerebral, epilepsia e défice visual, o Gonçalo Rocha é um menino que, com as suas necessidades especiais, tem influenciado muita gente a olhar para o mundo com outros olhos. Por forma a proporcionar acesso a tratamentos com um custo acessível, os seu pais envolveram-se afincadamente na iniciativa "Dê uma Tampa", com o intuito de aplicar todo valor angariado em terapias e estimulação cognitivo-motor, de modo a contribuir para a sua reabilitação, bem como para a sua vivência feliz e inclusiva em sociedade. Neste sentido, os alunos integrados no Projeto de Articulação e Flexibilidade Curricular, dos diferentes níveis de ensino (5.º, 6.º e 7.º anos) mobilizaram-se e recolheram 41 garrafões de tampinhas para ajudar o Gonçalo. Todos juntos somos melhores.          
quinta, 13 dezembro 2018 18:48
Ao longo da última semana do 1.º Período, os alunos dos diferentes níveis de ensino (5.º, 6.º e 7.º anos) participaram na atividade Matiné de Natal onde visualizaram filmes enquadrados com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e Educação Moral Religiosa e Católica, alusivos ao  Natal e à Educação para os Valores. Estas sessão forma planeadas verticalmente constituindo-se como um dos Domínios de Articulação Curricular (DAC).                                       
quarta, 12 dezembro 2018 19:48
Em resultado da transversalidade vertical estabelecida entre ciclos de ensino, os alunos do Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes construíram árvores de natal recorrendo a materiais reutilizados. Com esta atividade, que foi projetada a partir das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e em articulação com as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, envolveu os Encarregados de Educação com o intuito de sensibilizar a Comunidade Educativa para a importância da reutilização de resíduos e alertar para as consequências, particularmente, do plástico na natureza.
terça, 11 dezembro 2018 11:02
O Natal já chegou ao Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes ... e as decorações começam a aparecer.
segunda, 10 dezembro 2018 23:23
Mais um dia na Horta Biológica, desta vez a colocar na compostagem as folhas que caem das árvores, em resultado do outono, para serem transformadas em fertilizante biológico.