segunda, 19 novembro 2018 22:07
No âmbito da semana da Ciência, promovida pelo grupo de Físico-Química e em articulação com o Centro de Ciência Viva, decorreram hoje (dia 19/11/2018, segunda-feira), diversas sessões de trabalho onde os alunos de 6.º ano tiveram a oportunidade de realizar diversas experiências e atividades que promovem o gosto pela Ciência.
domingo, 18 novembro 2018 22:30
A Declaração Universal do Direitos Humanos (10 de dezembro de 1948) tem merecido uma atenção especial nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento na Escola Cardoso Lopes. Os alunos têm sido convidados a participar em sessões temáticas onde visionam pequenos filmes demonstrativos de situações que evidenciam a falta de respeito pelos direitos de cada um de nós ou que deixam vislumbrar um mundo melhor; onde conhecem textos poéticos e em prosa como a “Lágrima de Preta” de António Gedeão e “Meninos de todas as cores” de Luísa Ducla Soares respetivamente, aos quais a Professora Filomena Geraldes dá voz. Os jovens - que já estiveram presentes - falaram, deram as suas opiniões, debateram questões que os preocupam como: o bulling, o racismo, os problemas ambientais entre outros. Prometeram que vão fazer um arranjo plástico ao marcador que receberam, com a inscrição de um dos artigos da Declaração, para no próximo dia 10 de dezembro exporem e relembrar na Escola o dia em que este Documento foi assinado. As sessões, a decorrer na Biblioteca ou no Auditório da Escola e dinamizadas pelas Professoras Judite Esteves e Filomena Geraldes, têm contado com a colaboração dos diretores de turma e com os professores de Cidadania e Desenvolvimento. Obrigada a Todos!
sábado, 17 novembro 2018 23:26
Na Horta Biológica "nada se perde tudo se transforma". As partes das plantas hortícolas, instaladas na horta, que não se encontram em condições para serem vendidas são utilizadas para alimentar animais, como por exemplo os coelhos. Esta iniciativa resulta da articulação entre o Projeto Eco-Escolas e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, alusiva ao tema "Bem estar animal".
domingo, 11 novembro 2018 18:39
Os alunos do 1º ano da EB1/JI/Creche Aprígio Gomes continuam muito empenhados na separação e armazenamento dos resíduos sólidos.  No âmbito do "Concurso Embalagens" promovido pela equipa do Eco-espaço, todas as semanas, a Brigada do Ambiente recolhe o plástico das salas. Têm feito um excelente trabalho!
quinta, 08 novembro 2018 23:20
Na passada segunda feira, dia 5, os alunos do 4° C deslocaram-se à biblioteca da EB1 /JI/Creche Aprígio Gomes para participarem numa atividade promovida pela professora bibliotecária Elvira. A exploração do livro 'A maior flor do mundo', de José Saramago, foi incrível como podem comprovar as fotografias!
quinta, 08 novembro 2018 18:50
Recolha de papel usado acumulado nas salas de aula pelos alunos do 6.º E, integrados no Programa de Tutoria, para posterior encaminhamento para a reciclagem.Trata-se de uma atividade transversal ao Projeto Flexibilidade Curricular (Cidadania e Desenvolvimento) e Projeto Eco-Escolas.