Dar e Receber é um projeto de voluntariado que surgiu em 2009 por iniciativa da Técnica Superior de Animação Sociocultural da Escola, a partir do espaço da Ludoteca, mas que de imediato foi acolhido por toda a Comunidade Escolar. Insere-se nos objetivos do Projeto Educativo o qual - no sentido da construção de uma Escola de Sucesso - propõe promover ações no âmbito da educação para a cidadania.

Implementado numa Escola onde grande parte dos alunos não tem um acompanhamento familiar que facilite a sua socialização, as ações compreendidas no projeto Dar e Receber vão no sentido de uma saudável construção do Eu. Possuir uma peça de roupa dando em troca um abraço; sentir a alegria de uma criança quando lhe é doado um brinquedo; organizar um evento desportivo para a comunidade; acompanhar e auxiliar um colega mais novo que procura integrar-se na escola, são boas práticas que responsabilizam os jovens voluntários, os fazem sentir úteis e crescer no sentido de uma maior intervenção social e simultaneamente contribuem para a harmonia na comunidade Escolar.

 

Com o projeto de voluntariado "Dar e Receber", o Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes foi distinguido com o Selo de Escola Voluntária, atribuído pelo Ministério da Educação e da Ciência, no dia 28 de abril de 2014