Os "REIS" chegaram ao Jardim de Infância Cerrado da Bica.....

As três salas do nosso jardim executaram os Reis Magos e descobriram como é celebrado este dia no nosso país.

 

Tradições do Dia de Reis

Esta celebração católica está associada à tradição natalícia, que diz que três reis magos do Oriente, visitaram o Menino Jesus na noite de 5 para 6 de Janeiro, depois de serem guiados por uma estrela. Os três reis magos chamavam-se Belchior, Baltazar e Gaspar e levaram de presente ao Menino Jesus, ouro, incenso e mirra. A tradição manda que neste dia a família se volte a reunir para celebrar o fim dos festejos de Natal. Os alimentos da Noite de Reis são o bacalhau com batatas cozidas, o bolo-rei, o pão-de-ló, as rabanadas, os sonhos, entre outras iguarias de Natal. Em Portugal a quem sair a fava do Bolo-rei deve pagar o bolo no ano seguinte

Outra tradição portuguesa é o cantar dos Reis: grupos de pessoas juntam-se e vão pelas portas Cantar os Reis que são canções tradicionais da vida de Jesus e saudações à família e donos da casa. O canto é acompanhado por instrumentos populares como: o reco – reco, os ferrinhos, o bombo, o acordeão e a viola.

Depois de cantarem, os donos da casa, convidamos “reis” para entrar e oferecem – lhes comida e bebida.

Há ainda outra tradição: as Janeiras, em que se cantam canções em grupos.

No dia seguinte ao Dia de Reis, as famílias começam a retirar os enfeites de Natal que decoram as casas durante a época de Natal.