Visita do escritor João Pedro Mésseder

 

João Pedro Mésseder(JPM), nome literário de José António Gomes, nasceu em 13 de Abril de 1957, na freguesia de Santo Ildefonso, Porto. Nesta cidade também frequentou o Liceu Alexandre Herculano e anos mais tarde a Faculdade de Letras onde se formou em Filologia Germânica (Inglês e Alemão). No entanto, foi na Universidade Nova de Lisboa que acabou por fazer o doutoramento em Literatura Portuguesa.

Atualmente é Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Porto e dirige aRevista Malasartes( que foi o autor que fundou) –Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude. Coordena também a coleçãoOficina dos Sonhosda Porto Editora e é membro da Associação Portuguesa de Críticos Literários Na sua juventude foi um jovem rebelde, lutou contra a falta de liberdade e democracia no nosso País, tendo participado na Revolução do 25 de Abril. Apoia e defende os mais fracos e oprimidos “ Ainda hoje preciso de fazer política. Ao lado dos mais pobres e injustiçados”.

João Pedro Mésseder tem publicado várias obras, desde 1999 já escreveu cerca de três dezenas de volumes de literatura para a infância e de vários títulos de poesia e textos afins, onde vários foram traduzidos para o galego e o espanhol. A cidade onde viveu exerce uma certa influência na sua obra. A obra literária de João Pedro Mésseder retrata o mundo e os homens em que nele vivem, são destinadas preferencialmente a crianças e jovens, é caracterizada pela novidade do olhar face ao universo infantil, que desperta a observação atenta e demorada dos leitores. Com a sua forma livre de escrever poesia, forma cómica e cheia de humor o autor aproxima-se da linguagem das crianças, dos seus jogos de sons e de palavras. Alguns dos seus livros são ricos de ilustrações como por exemplo Versos com Reversos, que faz sonhar com as palavras nas suas formas, sons e sentidos onde o leitor se envolve num jogo vocabular de descobertas de nomes e palavras que retratam diferentes realidades. A segunda parte do mesmo livro, dirigida ao público mais crescido, está repleta de simbolismo, metáforas e com esta grande originalidade fala de valores como a liberdade, solidariedade e fraternidade.

A obra deste autor ajuda à aquisição e competência leitora das crianças que com ela convivem, este autor “ investe numa escrita «que os desafia, os interroga e os diverte sem nunca os reduzir à condição de leitores menores porque o poeta acredita nas suas capacidades e competências, proporcionando-lhes experiências significativas» ”. (Ramos, s/data:3). Os livros de João Pedro Mésseder são considerados por muitos uma mais-valia e uma boa estratégia em contexto educativo. Este autor ocupa no âmbito da literatura infanto-juvenil portuguesa um lugar de destaque, pela presença obras suas na seleção elaborada peloPlano Nacional de Leitura.

 

 

1
2
3
4
5
6
7
9
1/8 
start stop bwd fwd